Hatch Global da VW Repete Vitória na Categoria, com o irmão Virtus em segundo

Esta categoria, que na edição 2018 do Seleção Motor1.com foi de R$ 65 mil a R$ 75 mil, teve quase o mesmo pódio do ano passado – só que desta vez o Yaris é o XS (primeira versão com o motor 1.5) e hatch – em 2018, foi o Sedan XL Plus. Mesmo assim, os VW Polo e Virtus Comfortline se saíram melhor e repetiram a dobradinha. Veja os detalhes:

1) VW Polo TSI Comfortline: R$ 71.560

  • Revisões: R$ 1.594,85
  • Desvalorização: 14,7%
  • Seguro: R$ 3.200,00
  • Cesta de peças: R$ 2.921,79

Comparativo Polo X Fiat Argo - Honda Fit - Peugeot 208

Com quase dois anos de mercado, a nova geração do Polo continua se destacando em diversos aspectos. Mesmo que novos concorrentes tenham aparecido desde então (em especial o Toyota Yaris), o hatch feito em São Bernardo do Campo (SP) segue como único com motor 1.0 turbo (128 cv e 20,4 kgfm) e itens como o diferencial blocante eletrônico (XDS) e as cinco estrelas no teste de impacto do Latin NCAP. Cobra mais nas revisões e tem maior desvalorização que o Yaris, mas é mais barato na compra, no seguro e no pacote de peças. De série, a versão Comfortline já vem com 4 airbags, controle de estabilidade, multimídia com tela de 6,5″, freios a disco nas quatro rodas e rodas de liga aro 15″.

2) VW Virtus TSI Comfortline: R$ 78.590

  • Revisões: R$ 1.594,85
  • Desvalorização: 14,1%
  • Seguro: R$ 3.500,00
  • Cesta de peças: R$ 2.926,49

Virtus Volkswagen

Como o Polo, o Virtus também se diferencia por uma série de qualidades ainda exclusivas em sua faixa de preços. É mais caro que o Yaris, mas oferece entre-eixos de 2.651 mm (que lhe confere mais espaço no banco traseiro) e um porta-malas maior que o do Jetta, com 521 litros, além de todos os itens já encontrados no Polo – mais uma saída traseira do ar-condicionado. Também usa o elogiado motor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm de torque ligado ao câmbio automático de seis marchas, incluindo o diferencial blocante XDS. Só não venceu o Polo porque é significativamente mais caro (cerca de R$ 7 mil), com uma diferença maior que a média entre sedãs e hatches do mesmo projeto (ao redor de R$ 5 mil).

3) Toyota Yaris XS 1.5: R$ 77.190

  • Revisões: R$ 1.207,60
  • Desvalorização: 12,6%
  • Seguro: R$ 3.350,00
  • Cesta de peças: R$ 3.187,11

Toyota Yaris X Polo

O Yaris XS é o primeiro da gama do hatch com o motor 1.5 (110 cv e 14,9 kgfm), que vem sempre com o câmbio automático CVT. Traz alguns itens não oferecidos pelo Polo Comfortline, como borboletas no volante, ar digital (opcionais no VW), painel com tela TFT para o computador de bordo e retrovisor fotocrômico. Também ganha no conforto, tanto pelo suspensão macia quanto pelo CVT isento de trancos. Perde pontos pelo preço bem maior (quase no patamar do Virtus), apesar de ter as revisões mais baratas e desvalorização mais amena.

Fonte: Motor1